3/07/19 às 17h58 - Atualizado em 5/07/19 às 11h22

FUNAB RECEBE VISITA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO DF, RAFAEL PARENTE

A equipe da Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB) recebeu, na segunda-feira (1°), o Secretário de Educação do Distrito Federal, Rafael Parente. Durante o encontro, a Diretora Executiva da Fundação, Simone Benck, apresentou as novas instalações da instituição, agora localizada na Granja do Torto, dentro do Parque Tecnológico de Brasília (BIOTIC).

Entre outros, à oportunidade, foram abordados temas como a mantença das Escolas Superior de Gestão – ESG, Escola Superior de Magistério – ESM e Escola Superior da Polícia Civil – ESPC e Escola Superior de Magistério – ESM. Também foram discutidos os projetos de lei de criação da  Universidade Aberta Distrital – UnAD, encaminhado à Câmara Legislativa do Distrito Federal, e da carreira de Magistério Superior Distrital, encaminhado à Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão do DF (SEFP).

Por último, trataram da constituição do quadro de servidores da Funab e de planos futuros para gestão, fomento técnico-científico, oferta de cursos à servidores e à comunidade bem como adesão aos serviços oferecidos.

Mais sobre a FUNAB

Entidade da administração pública indireta do Distrito Federal, vinculada à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal SEEDF a FUNAB é mantenedora da educação superior no Distrito Federal, tem como missão é prover competências, fundamentadas no conhecimento continuadamente atualizado, necessárias à pesquisa, produção e divulgação do conhecimento, como também a otimização dos serviços públicos do Distrito Federal.

A finalidade da FUNAB é ministrar educação superior pública, desenvolvendo pesquisas e promovendo atividades de extensão universitária, bem como sua inserção regional mediante atuação multicampi e multiespacial. Dentre suas competências, destacam-se o planejamento e a execução das políticas de educação superior pública, bem como a implantação, manutenção e coordenação das unidades e cursos de educação superior pública no Distrito Federal.

A criação da Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal  -FUNAB foi inspirada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, seguindo uma determinação constitucional que estabelece como norte o dever do Estado de promover o acesso à educação pública, mediante a garantia dos melhores níveis de ensino, pesquisa e criação artística.

A atuação da FUNAB se orienta a partir das necessidades e desafios locais e de municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE, priorizando a inclusão daquelas localidades com menor acesso à educação superior pública, destacando-se a formação profissional baseada em práticas desenvolvidas em ambiente de trabalho, dentre outras.

Sua criação e destinação de fonte de recursos, autonomia didático-científica, administrativa, de gestão financeira e patrimonial encontram respaldo em vários dispositivos legais que podem ser conferidos nos links abaixo:

Lei Nº 5.141, de 31 de julho de 2013: http://www.dodf.df.gov.br/index/visualizar-arquivo/?pasta=2013|08_Agosto|DODF%20157%2001-08-2013|&arquivo=DODF%20157%2001-08-2013%20SECAO1.pdf

Decreto  N° 34.591, de 22 de agosto de 2013: http://www.dodf.df.gov.br/index/visualizar-arquivo/?pasta=2013|08_Agosto|DODF%20175%2023-08-2013|&arquivo=DODF%20175%2023-08-2013%20SECAO1.pdf

Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FUNAB

Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / FUNAB - 2° ANDAR CEP: 70635-81