5/06/18 às 15h13 - Atualizado em 23/10/19 às 15h34

Escola Superior de Polícia Civil

Em 2016, a FUNAB estabeleceu parceria com a Academia de Polícia Civil do Distrito Federal (APC).

A Portaria Conjunta nº 1 de 16 de abril de 2016 entre as refereidas Instituições teve como objetivo definir as estratégias político-institucionais para a implantação da Escola Superior de Polícia Cidadã.

Desde então, a equipe pedagógica da FUNAB elaborou e realizou três cursos de Introdução à Formação em Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). O primeiro curso, realizado de 04/05 a 24/05/2016 nas dependências da APC, com carga horária de 60 horas, envolveu os formadores da instituição, entre eles: Agentes de Polícia, Delegados e Papiloscopistas.

O segundo curso, nos mesmos moldes, realizado no período de 23/11 a 14/12/2016, envolveu os Peritos Criminais que irão atuar como formadores no curso de pós-graduação a ser ofertado na APC em 2017. Ambos os cursos contaram com a participação de cursistas de outros dois parceiros institucionais da FUNAB: o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Escola Técnica de Saúde de Planaltina, com os quais a FUNAB deverá articular formações específicas em 2017.

O terceiro curso – Curso de Formação de Tutores e Preceptores em Aprendizagem Baseada em Problemas foi realizado em Maio de 2018 com carga horária de 60h envolvendo 40 cursistas, egressos da Polícia Civil do DF com foco na formação dos formadores que atuarão no Curso de Especialização em Segurança Pública a ser ofertado em parceria entre as Instituições APC, FUNAB e Instituto Federal de Brasília (IFB).

O Acordo de Cooperação Técnica nº 002/2018 celebrado entre FUNAB e APC tem como objetivo a implantação da Escola Superior de Polícia Civil vinculada a PCDF, sediada na APC/DF e sua respectiva mantença pela FUNAB.

Situação Atual:  Em fase de elaboração dos documentos necessários ao credenciamento da Instituição de Ensino Superior da Polícia Civil e da oferta dos cursos de graduação.