3/03/21 às 10h54 - Atualizado em 3/03/21 às 11h07

FUNAB promove formação de servidores do GDF

Teve início na noite desta segunda-feira, 01 de março, o Curso de Formação Inicial em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem, ofertado pela Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal – FUNAB. Com proposta formativa efetivada em ambiente integralmente virtual, a formação tem como objetivo qualificar servidores do Distrito Federal para uma prática docente alicerçada no aprofundamento teórico-metodológico de metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem. Destinado, prioritariamente, à servidores-instrutores da Escola de Governo – EGOV, parceira institucional da Fundação, o Curso de formação pretende fomentar o debate acadêmico sobre as diferentes e inovadoras metodologias ativas de ensino e aprendizagem, corroborando a missão institucional da FUNAB.

Para a abertura do Curso estiveram presentes a Diretora-Executiva da Fundação, a professora Dra. Simone Benck e o professor Dr. Stewart Mennin, reconhecido nacional e internacionalmente pela sua atuação e trabalho no desenvolvimento de capacidades institucionais, em grupo e individuais, na educação e liderança de profissionais de saúde.

Relembrando o centenário de Paulo Freire, a professora Simone Benck, ressaltou a importância de espaços formativos como este, como um ambiente dialógico de aprendizagem necessário a busca e a consolidação de mudanças paradigmáticas educacionais: “É importante termos ambientes educacionais onde possamos desenvolver a criatividade, o protagonismo, a capacidade de trabalhar em grupo almejando, dessa maneira, a formação de sujeitos reflexivos e autônomos”. Ao final da fala, Simone Benck sinalizou a necessidade de romper paradigmas na educação compreendendo que “somos constantemente chamados a mudar o mundo em que estamos; e este mundo não é uma realidade estática, mas em constante transformação.”

O professor Dr. Stewart Mennin, convidado a discorrer sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP, apresentou um apanhado do que são as Aprendizagens Ativas e um perfil dos sistemas horizontalizados de ensino, que caminham na contramão dos perfis verticalizados. Simpaticamente o professor Stewart Mennin iniciou a fala se desculpando pelo seu sotaque. Ele, que não tem o português como língua materna, dissertou sobre a perspectiva da aprendizagem ativa como um processo sistemático de aquisição de conhecimento. Ao colocar como ponto principal da ABP o aprendizado, o professor Doutor salientou que: “Aprendizagem Baseada em Problemas – APB (em inglês Problem Based Learning – PBL) é um método de aprendizagem ativa no qual os participantes inicialmente se defrontam com um problema, seguido por um processo sistemático de investigação e reflexão”.

Por fim, a professora Fabiana França, mestre em educação com experiência em Metodologias Ativas de Ensino e aprendizagem no ensino superior, apresentou a equipe de tutores que trabalhará no desenvolvimento e acompanhamento das atividades pedagógicas e técnicas da formação. A Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da FUNAB compartilhou com os cursistas a estrutura do curso, que será organizada em atividades distribuídas entre encontros virtuais, horários protegidos para estudo, exposições dialogadas e oficinas de aprendizagem. Com carga horária prevista de 85 horas e em face à realidade da pandemia da COVID-19 vivenciada no DF, o curso será integralmente desenvolvido em plataforma virtual de aprendizagem coordenada pela Fundação.

Mais sobre as Metodologias Ativas

Nesse processo de “ensinagem”, o estudante é o personagem principal e maior responsável pelo processo de aprendizagem, diferente dos modelos conhecidos e tradicionais. Sendo assim, o objetivo desse modelo de ensino e aprendizagem é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva neles a capacidade de aprender a aprender de maneira autônoma e participativa. Incita a formação profissional baseada em práticas desenvolvidas a partir do diálogo com o mundo do trabalho.

Mais sobre a FUNAB

A criação da Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal – FUNAB foi autorizada pela Lei nº 5.141, de 31 de julho de 2013. Ela materializa o esforço de constituição e ampliação de uma política de educação superior pública em nível distrital, colocando a instituição na qualidade de mantenedora dessa oferta, com a finalidade de ministrar educação superior, desenvolver pesquisas e promover atividades de extensão universitária. A atuação da FUNAB se orienta a partir das necessidades do DF/ RIDE e prioriza a inclusão daquelas localidades com menor acesso à educação superior pública.  Confira mais em: http://www.funab.se.df.gov.br/