Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/09/19 às 15h21 - Atualizado em 26/09/19 às 15h41

Curso em Metodologias Ativas com Ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas

27 profissionais receberam certificação no curso promovido pela Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal no mês de setembro 

 

A Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal, mantenedora pedagógica do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, finalizou, no dia 17 de setembro, a formação de servidores em Metodologias Ativas com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problema. No total, concluíram e estão habilitados, para tutoria, 27 profissionais. As aulas contaram com carga total de 72 horas.

 

Entre outros conteúdos, as aulas abordaram sobre pedagogias problematizadoras, aprendizagens significativas, andragogia e autonomia do estudante.  Nos espaços pedagógicos da escola, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina educacional das aplicações desse método, já empregado pela Escola Superior de Gestão, assim como questões relacionadas ao ser e saber docente, coordenação pedagógica, ensino por competências, entre outros.

 

Para a diretora executiva da FUNAB, Simone Benck, o aperfeiçoamento e formação desses servidores, feitos de forma sensível e humana, contribuirá para as relações docentes e preparação dos futuros estudantes, assistidos e preparados por essa equipe, para o serviço público. “Estamos reunidos aqui por uma educação pública distrital pautada em um modelo inovador e que sonhamos e trabalhamos para que dê bons resultados na prática profissional diária”, explicou.

 

“Estou muito feliz pela oportunidade de ter participado dessa formação. Aqui conheci pessoas maravilhosas. O curso foi muito bem pensado e estruturado pela equipe pedagógica da FUNAB”, disse Ulisses Sampaio Soares, cursista e servidor. Ele, que está sempre em busca de novas tecnologias educacionais, agora faz parte do corpo de trabalho da Escola Superior de Gestão.

 

Segundo Alessandra Edver, coordenadora de pesquisa e comunicação científica na FUNAB e que atuou como cotutora nessa formação, o curso em metodologias ativas, com ênfase na ABP para os futuros tutores da Escola Superior de Gestão foi fundamental para pautá-los quanto à proposta de trabalho da FUNAB. “Nossa Fundação tem como premissa o uso de metodologias que trazem o estudante para o papel ativo, protagonista na construção de suas aprendizagens, dialogando assim com a necessidade da sociedade atual”, comentou.

 

“Em um contexto em que se exige, cada vez mais, dos cidadãos, uma postura reflexiva, crítica, propositiva e dinâmica, a escola precisa se ressignificar, rompendo com o paradigma de um ensino tradicional em que o estudante ocupa papel de mero receptor de um conhecimento duro, fechado a questionamentos e pronto para o consumo”, complementou Alessandra. Pensando nisso, a proposta corrobora a formação de um tutor que seja mediador da construção de conhecimentos e que facilite o desenvolvimento integral do estudante. Este, imbuído de habilidades, atitudes e conhecimentos profissionais para gestão pública, certamente devolverá à sociedade um serviço de qualidade.

 

Mais sobre as Metodologias Ativas

Nesse processo de “ensinagem”, o estudante é o personagem principal e maior responsável pelo processo de aprendizagem, diferente dos modelos conhecidos e tradicionais. Sendo assim, o objetivo desse modelo de ensino e aprendizagem é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva neles a capacidade de aprender a aprender de maneira autônoma e participativa. Após estudos, identificou-se que, entre alguns meios utilizados para aquisição de conhecimento, há alguns que permitem uma assimilação de forma mais simples e fácil. Segundo essas pesquisas, 80% dos estudantes aprendem praticando, 70% discutindo entre eles e 95% aprendem ensinando, princípios basilares das metodologias ativas.

Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal - Governo de Brasília

FUNAB

Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / FUNAB - 2° ANDAR CEP: 70635-81