Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/11/18 às 14h50 - Atualizado em 28/11/18 às 17h36

Pós-Graduação em Segurança Pública

COMPARTILHAR

 

A Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal (ESPC/DF), antes denominada Academia de Polícia Civil do Distrito Federal, tem a finalidade de fornecer ambiente ao fomento sobre Segurança Pública, dar iniciação à pesquisa e à docência no ensino superior, contribuindo assim com o mundo acadêmico na própria consolidação interdisciplinar do conhecimento. Desta forma, em Junho de 2018, o Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação em Segurança Pública com ênfase em formação de tutores e preceptores e em pesquisa para o Distrito Federal foi aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Brasília, tornando assim o primeiro Curso de Pós-graduação em Segurança Pública na ESPC/DF. A realização desta Especialização Latu Sensu, se deu a partir dos acordos de Cooperação entre três as instituições de ensino, a Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB/DF), o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Escola Superior de Policia Civil do Distrito Federal.

 

O Curso de Pós-graduação teve como objetivo capacitar os profissionais em temas modernos de Segurança Pública, gerando o desenvolvimento de conhecimentos, fortalecendo a cultura do conhecimento científico, para o aperfeiçoamento das atividades de Polícia Judiciária e da Investigação criminal, bem como gerar indicadores e possibilidades a serviço da pesquisa cientifica à luz das metodologias ativas de ensino aprendizagem e práticas do mundo do trabalho.

 

As atividades do Curso iniciaram em Agosto de 2018 e tem previsão de término para Abril de 2019, estão acontecendo nas dependências da ESPC e contam com a participação de 40 policiais civis do DF e do Entorno. O curso foi estruturado em cinco módulos temáticos utilizando metodologias ativas de ensino e aprendizagem com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas e Oficinas de Práticas Problematizadoras.

 

No final do segundo semestre de 2018, como resultado parcial acerca do desenvolvimento do Curso de Pós-Graduação, foi possível constatar que os profissionais de segurança pública têm assumido o protagonismo de seu papel na aprendizagem ativa e com isso dado voz aos policiais civis de forma a compartilhar suas experiências e produzir conhecimentos científicos acerca das temáticas abordadas em segurança pública que emergem do mundo do trabalho do Distrito Federal e Entorno.

Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FUNAB

Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / FUNAB - 2° ANDAR CEP: 70635-81