A diretoria executiva da Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal – Funab, esteve presente na inauguração do Laboratório de teste 5G, primeiro ambiente de avaliação permanente da tecnologia do Brasil, localizado no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic. A experiência possibilitará aos participantes um contato direto com os diversos usos dessa tecnologia, bem como poderá demonstrar o potencial modificador da quinta geração de internet para o surgimento de novas soluções e empresas de base tecnológica.
Respeitando os protocolos de segurança em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, o evento contou com a presença representativa de algumas autoridades do Governo do Distrito Federal e do grupo das empresas envolvidas.
O governador do Distrito Federal acredita que a chegada da tecnologia de forma definitiva abre muitas possibilidades para a consolidação do DF como polo de desenvolvimento de soluções digitais. “O 5G é o futuro. Vai possibilitar a Internet das Coisas [IoT], a conexão ampla e isso terá reflexo imediato na criação de empregos e nas oportunidades para empreendedores. Brasília sai na frente com esse laboratório. Quando o sistema for implantado no Brasil já estaremos bem preparados para avançar”, afirma Ibaneis Rocha.
Simone Benck, diretora executiva da Funab, ressalta que é uma meta dessa gestão governamental transformar Brasília na primeira cidade inteligente do país. “Esse é o resultado de muito trabalho, soma de esforços entre diversos órgãos do GDF e setor privado, para otimizar políticas públicas para o Distrito Federal, pensando em Brasília como uma cidade inteligente e trabalhando para concretizar ações de retorno social”, completou a diretora.
Esta inovação contará com equipamentos conectados à rede 5G em que o usuário poderá navegar até cem vezes mais rápido do que na atual 4G. Além disso, será possível realizar conexão com uma fábrica de distribuição e logística, utilizando realidade virtual. Isso proporcionará uma experiência com a tecnologia voltada para a indústria 4.0 e a IoT onde será possível ver, em tempo real, todos os processos do centro que incluem a utilização de robôs para o envio automático de materiais para o armazenamento.
A tecnologia 5G
Diferente do 4G, a tecnologia 5G possibilitará conexão simultânea de aparelhos, permitindo ao usuário conectar até mil objetos em seu dispositivo móvel. A principal diferença da internet 5G é a menor latência, ou o menor tempo de resposta para transferir um pacote de dados na rede. A latência é diferente da velocidade. O 5G permite uma taxa de transmissão centenas de vezes maior do que a atual, com picos de até 20 Gbps e uma latência (teórica) de até 1 milissegundo – atualmente, com o 4G, a latência está perto de 80 milissegundos.
A partir disso, em sua máxima potência, o 5G poderá entregar altíssimas velocidades de internet, latência ultra baixa, maior confiabilidade e disponibilidade, o que aumentará a possibilidade de grandes inovações tecnológicas, conectando carros, casas e eletrodomésticos via internet. A nova rede promete consumir até 90% menos energia do que as redes atuais.
Agendamento
O laboratório 5G é um resultado de uma parceria entre a Biotic, subsidiária da Terracap, com a Huawei e a Telefônica Vivo e será aberto gratuitamente ao público, com agendamento sob demanda, atendendo a visitas técnicas, eventos, etc., respeitando as restrições sanitárias impostas pelas autoridades de saúde. Os interessados devem entrar em contato com a Biotic previamente pelo e-mail bioticsa@bioticsa.com.br.
Para maiores informações:
Agência Brasília: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/
Para acessar mais fotos do evento clique aqui
FUNAB
Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / FUNAB - 2° ANDAR CEP: 70635-81