Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/09/19 às 15h21 - Atualizado em 26/09/19 às 15h41

Curso em Metodologias Ativas com Ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas

COMPARTILHAR

27 profissionais receberam certificação no curso promovido pela Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal no mês de setembro 

 

A Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal, mantenedora pedagógica do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, finalizou, no dia 17 de setembro, a formação de servidores em Metodologias Ativas com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problema. No total, concluíram e estão habilitados, para tutoria, 27 profissionais. As aulas contaram com carga total de 72 horas.

 

Entre outros conteúdos, as aulas abordaram sobre pedagogias problematizadoras, aprendizagens significativas, andragogia e autonomia do estudante.  Nos espaços pedagógicos da escola, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina educacional das aplicações desse método, já empregado pela Escola Superior de Gestão, assim como questões relacionadas ao ser e saber docente, coordenação pedagógica, ensino por competências, entre outros.

 

Para a diretora executiva da FUNAB, Simone Benck, o aperfeiçoamento e formação desses servidores, feitos de forma sensível e humana, contribuirá para as relações docentes e preparação dos futuros estudantes, assistidos e preparados por essa equipe, para o serviço público. “Estamos reunidos aqui por uma educação pública distrital pautada em um modelo inovador e que sonhamos e trabalhamos para que dê bons resultados na prática profissional diária”, explicou.

 

“Estou muito feliz pela oportunidade de ter participado dessa formação. Aqui conheci pessoas maravilhosas. O curso foi muito bem pensado e estruturado pela equipe pedagógica da FUNAB”, disse Ulisses Sampaio Soares, cursista e servidor. Ele, que está sempre em busca de novas tecnologias educacionais, agora faz parte do corpo de trabalho da Escola Superior de Gestão.

 

Segundo Alessandra Edver, coordenadora de pesquisa e comunicação científica na FUNAB e que atuou como cotutora nessa formação, o curso em metodologias ativas, com ênfase na ABP para os futuros tutores da Escola Superior de Gestão foi fundamental para pautá-los quanto à proposta de trabalho da FUNAB. “Nossa Fundação tem como premissa o uso de metodologias que trazem o estudante para o papel ativo, protagonista na construção de suas aprendizagens, dialogando assim com a necessidade da sociedade atual”, comentou.

 

“Em um contexto em que se exige, cada vez mais, dos cidadãos, uma postura reflexiva, crítica, propositiva e dinâmica, a escola precisa se ressignificar, rompendo com o paradigma de um ensino tradicional em que o estudante ocupa papel de mero receptor de um conhecimento duro, fechado a questionamentos e pronto para o consumo”, complementou Alessandra. Pensando nisso, a proposta corrobora a formação de um tutor que seja mediador da construção de conhecimentos e que facilite o desenvolvimento integral do estudante. Este, imbuído de habilidades, atitudes e conhecimentos profissionais para gestão pública, certamente devolverá à sociedade um serviço de qualidade.

 

Mais sobre as Metodologias Ativas

Nesse processo de “ensinagem”, o estudante é o personagem principal e maior responsável pelo processo de aprendizagem, diferente dos modelos conhecidos e tradicionais. Sendo assim, o objetivo desse modelo de ensino e aprendizagem é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva neles a capacidade de aprender a aprender de maneira autônoma e participativa. Após estudos, identificou-se que, entre alguns meios utilizados para aquisição de conhecimento, há alguns que permitem uma assimilação de forma mais simples e fácil. Segundo essas pesquisas, 80% dos estudantes aprendem praticando, 70% discutindo entre eles e 95% aprendem ensinando, princípios basilares das metodologias ativas.

Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FUNAB

Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / FUNAB - 2° ANDAR CEP: 70635-81