Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/06/18 às 13h53 - Atualizado em 2/01/19 às 21h00

Graduação

 

Educação Superior Pública Distrital

 

Algumas ações tanto no âmbito da graduação quanto da pós-graduação vêm sendo desenvolvidas na perspectiva da criação da Universidade Distrital. Tendo como principais metas a construção de uma nova identidade para Educação Superior no Distrito Federal, busca-se com essas ações a construção de uma identidade acadêmica assentada na história de Brasília e de seu entorno, nos problemas regionais, na adoção das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e na formação superior a partir do mundo do trabalho.

  

ESCOLAS SUPERIORES CREDENCIADAS PELO CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL EM FASE DE IMPLEMENTAÇÃO:

 

Escola Superior de Magistério (ESM)

 

A Portaria nº 190, de 28 de junho de 2016, credenciou a Escola Superior de Magistério – ESM, junto ao Conselho de Educação do Distrito Federal, pelo prazo de cinco anos, bem como autorizou a oferta do curso de Pedagogia e Licenciatura, na modalidade presencial, nas seguintes unidades: Centro de Ensino Médio 2 da Ceilândia, Escola Classe 22 do Gama e Centro de Ensino Fundamental 2 de Planaltina.

O Edital nº 08/2016, publicado no DODF nº 106, de 06/06/2016, Seção III, p. 35/37, tratou do Processo Seletivo Interno Simplificado (PSIS) de professores da carreira de magistério da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, para compor banco de talentos para exercício futuro de tutoria e preceptoria, no curso de graduação em pedagogia da Escola Superior de Magistério – ESM da SEDF.

O referido Edital deu origem a 02 (duas) etapas: 1ª etapa – seleção de professores, por meio de análise documental; 2ª etapa – realização do  Curso de Introdução a Metodologias Ativas e Tutoria para a Escola Superior de Magistério – ESM da SEDF.

O Curso de Introdução a Metodologias Ativas e Tutoria para a Escola Superior de Magistério – ESM da SEDF foi iniciado em 11 de julho de 2016, na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), nos horários matutino (8h às 12h) e vespertino (14h às 18h), com duração de 80 horas (60h presenciais e 20h a distância), em conformidade com os itens 7 e 8 do Edital nº 08/2016.

O curso foi interrompido por determinação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

 

Situação Atual: Processo Seletivo Interno Simplificado de tutores cancelado por força de uma sentença da 7º Vara da Fazenda Pública do DF, originada por Ação Civil Pública apresentada pelo MPDFT, e mantida pelo TJDFT; atualmente este acórdão desafiou recursos aos Tribunais Superiores e aguardam decisão quanto à sua admissibilidade no STJ e STF.

 

Escola Superior de Gestão (ESG)

 

A Portaria Conjunta nº 14 de 05 de maio de 2016, entre a FUNAB e SEPLAG-DF, por intermédio da EGOV, teve como objetivo a definição das estratégias político-institucionais necessárias à implantação da Escola Superior de Gestão.

A Portaria nº 405, de 20 de  setembro de 2017, credenciou a Escola Superior de Gestão – ESG, junto ao Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF), pelo prazo de cinco anos, bem como autorizou a oferta do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, na modalidade presencial.

O Acordo de Cooperação Técnica SEPLAG-DF/EGOV-DF/FUNAB-DF nº 01/2018 – publicado no DODF nº 89 de 10 de maio de 2018 – tem como objetivo a implantação da ESG, vinculada à SEPLAG-DF, sediada na Escola de Governo do Distrito Federal e sob a direção do ocupante de sua Diretoria-Executiva, e com a respectiva mantença pedagógica sob responsabilidade da FUNAB-DF.

 

Situação Atual: A ESG está em fase de implantação por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre os órgãos FUNAB e EGOV.

 

ESCOLAS SUPERIORES EM PROCESSO DE CREDENCIAMENTO NO CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL:

 

Escola Superior do Cerrado (ESC)

 

A Ordem de Serviço Conjunta nº 01 de 31 de Outubro de 2017 firmada entre o Jardim Botânico de Brasília (JBB) e a FUNAB tem por finalidade constituir comissão com objetivo de estabelecer formas de colaboração, somando e convergindo esforços, mobilizando agentes e trabalhos com vistas à produção científica, formação dos alunos na parte técnica, tecnológica e de pós-graduação por meio de programas e demais ações que atuem de forma a convergir as áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Em Março de 2018, foi celebrado o Acordo de Cooperação Técnica nº 001/2018 entre a FUNAB e o JBB que tem como objeto a implantação da Escola Superior com sede no JBB, a ele vinculado e sob a direção do ocupante de seu cargo de Diretor Executivo e com respectiva mantença pela FUNAB.

Visando instituir a Comissão Mista para instrução do processo de Credenciamento da Escola Superior do Cerrado – ESC, mantida pela FUNAB e de autorização da oferta de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, bem como a verificação in loco das condições de funcionamento da instituição de Educação Superior e da oferta do referido curso, a Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Estado de Educação do DF publicou Ordem de Serviço nº 97 de 04 de julho de 2018.

 

Situação Atual: Em fase de acompanhamento das ações da Comissão Mista da SUPLAV/SEEDF.

 

Escola Superior de Bombeiros Dom Pedro II

 

A partir de 2017, estabeleceu-se uma parceria institucional entre o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e a FUNAB. Desde então, encontra-se em construção técnico-pedagógica os documentos necessários ao credenciamento de Instituições de Ensino Superior – Plano de Desenvolvimento Institucional, Plano Pedagógico Institucional e Plano Pedagógico de Curso – requisitos necessários para a análise, credenciamento e autorização de funcionamento de cursos de graduação no Centro de Formação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), abrangendo as áreas das ciências do fogo e dos desastres.

 

Situação Atual: Em fase final de revisão dos documentos necessários ao credenciamento de Instituições de Ensino Superior de Bombeiros Dom Pedro II e da oferta do Curso Superior de Tecnologia em Proteção e Defesa Civil para submissão ao Conselho de Educação do Distrito Federal.

 

Escola Superior de Polícia Civil

 

Em 2016, a FUNAB estabeleceu parceria com a Academia de Polícia Civil do Distrito Federal (APC).

A Portaria Conjunta nº 1 de 16 de abril de 2016 firmadas pelas referidas Instituições teve como objetivo definir as estratégias político-institucionais para a implantação da Escola Superior de Polícia Cidadã.

Desde então, a equipe pedagógica da FUNAB elaborou e realizou três cursos em nível de extensão de Introdução à Formação em Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). O primeiro curso, realizado de 04/05 a 24/05/2016 nas dependências da APC, com carga horária de 60 horas, envolveu os formadores da instituição, entre eles: Agentes de Polícia, Delegados e Papilocopistas. O segundo curso, nos mesmos moldes, realizado no período de 23/11 a 14/12/2016, envolveu os Peritos Criminais que atuaram como formadores no curso de pós-graduação ofertado pela APC em 2017. Ambos contaram com a participação de cursistas de outros dois parceiros institucionais da FUNAB: o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Escola Técnica de Saúde de Planaltina, com os quais a FUNAB ofertou formações específicas no decorrer de 2017.

O terceiro curso – “Curso de Formação de Tutores e Preceptores em Aprendizagem Baseada em Problemas” foi realizado em Maio de 2018 com carga horária de 60h envolvendo 40 cursistas, com maioria de egressos da Polícia Civil do DF, com foco na formação dos formadores que atuarão no Curso de Especialização em Segurança Pública a ser ofertado através da parceria entre APC, FUNAB e Instituto Federal de Brasília (IFB).

O Acordo de Cooperação Técnica nº 002/2018 celebrado entre FUNAB e APC tem como objetivo a implantação da Escola Superior de Polícia Civil vinculada a PCDF, sediada na APC/DF e sua respectiva mantença pela FUNAB.

 

Situação Atual:  Em fase de elaboração os documentos necessários ao credenciamento da Instituição de Ensino Superior da Polícia Civil e da oferta dos cursos de graduação.

Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal - Governo de Brasília

FUNAB

Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / FUNAB - 2° ANDAR CEP: 70635-81